Como vender serviços no Google

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por
em Abril 6, 2022

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Para quem tem uma loja e trabalha diretamente com a venda de produtos pode parecer mais fácil conseguir realizar vendas através do Google, então, Como vender serviços no Google?. Já para aquelas pessoas que oferecem algum tipo de serviço parece algo mais complicado e inalcançável, já que você está vendendo sua mão de obra e não um produto palpável. Não é simplesmente vender um ar-condicionado, mas sim, o seu serviço de instalação desse produto.

Mas não se engane que quem não tem um produto em mãos para oferecer que o Google não funciona. Muito pelo contrário, o Google pode se tornar o principal colaborador do sucesso do seu negócio. Desde um psicólogo a um servente de obra pode conseguir muitos clientes, sabendo usar o Google da maneira certa seguindo os passos que você irá aprender aqui.

É possível usar o Google para anunciar o seu negócio mesmo que ele seja um serviço local ou online e vender serviços no Google.

Quando procuramos conteúdos sobre Google Ads, geralmente o que se encontra são vídeos e artigos falando sobre vendas de produtos digitais, os famosos infoprodutos e também vendas diretas em e-commerce.

Porém o Google Ads, faz muito sentido para quem quer vender serviços também, caso você não tenha acertado a sua estratégia para vender o serviço da sua empresa no Google ainda, você deve estar deixando de fazer algum dos pontos que vamos citar no decorrer do nosso post de hoje.

Separamos algumas dicas valiosas para você anunciar o seu serviço no Google, e ter um bom resultado utilizando a ferramenta que mais vende na internet atualmente, o Google Ads, lembre-se ele é o seu melhor vendedor.

Nos acompanhem aqui com 7 passos que separamos para você:

 1º passo:  Criar um site

Você consegue anunciar fazendo campanhas inteligentes e nesse caso não necessariamente precisa de um site para isso, porém nessas campanhas você não vai contar com todas as possibilidades que o Google Ads oferece para quem usa o modo especialista da ferramenta anunciando com um site.

E é por isso, que é muito importante ter um site, caso você esteja começando a anunciar agora, dê prioridade para criação de um site de alta conversão, nesse caso é essencial que você faça um site focado em ações de conversão, tenha isso bem explícito em seu site.

Quando você criar um site, uma dica muito importante para quem trabalha com serviços, é coletar depoimentos, isso vai gerar provas sociais, e nada melhor que pessoas reais falando da experiência que tiveram com seu serviço, caso você não tenha nenhum depoimento ainda, é importante começar a coletar.

Faça uma Landing Page de qualidade

Criar uma Landing Page de qualidade, ou seja, criar uma página que vai falar sobre os seus serviços, explicando detalhadamente o que você faz, pontuando seus diferenciais e com todos os atributos que uma página de qualidade precisa, como uma oferta sedutora, escassez, provas sociais e etc., é essencial.

O ponto mais importante de uma Landing Page é o contato, fazer a pessoa entrar em contato com você para aderir ao serviço. Depois disso, o atendimento depende de você. Por isso é claro que não adianta ter uma oferta arrasadora ao qual você não vai conseguir atender. Prometa ao cliente somente aquilo que consegue entregar, dentro dos prazos estipulados.

Muitas pessoas perguntam se é obrigado ter uma Landing Page, se não poderia anunciar diretamente do Facebook ou Instagram. Não é recomendável anunciar diretamente para uma Fanpage do Facebook ou perfil do Instagram, pois fazendo isso, não é passada tanta seriedade ao seu negócio. Além de não gerar tantas conversões, métricas e até possibilidade de fazer remarketing. Isso acaba deixando o negócio limitado e atrapalha o futuro do seu negócio.

Crie um site bem feito, porque isso vai te diferenciar da concorrência. Afinal, se for pra fazer, faça bem feito para alcançar o resultado de forma mais rápida e eficiente. Só assim, você vai vender serviços no Google

2º Passo – Google meu Negócio

Esteja presente no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e muito fácil de usar, possibilita que empresas e organizações façam o gerenciamento de suas presenças online, inclusive no Google Maps também.

Se você estiver começando agora, comece utilizando o Google Meu Negócio, pois essa ferramenta gratuita do Google vai agregar muito para a sua empresa.

Através dela você consegue configurar o horário de atendimento, podendo editar em dias de feriado por exemplo, e consegue fazer uma vinculação com o Google Maps, onde os usuários vão conseguir encontrar a localização exata do seu negócio.

A ferramenta permite que você coloque algumas imagens internas e externas da sua empresa e você poderá até criar um site simples nas configurações.

Se você fizer um site legal e bem estruturado, e uma conta no Google meu negócio, é importante você estruturar as suas campanhas para vender serviços no Google de verdade. Vamos te dar algumas dicas que vão ser essenciais para você aumentar o faturamento da sua empresa:

  • Crie campanhas focadas em ligação: o Google Ads tem a opção de criar campanhas de chamada, para serviços, seria bem interessante que você criasse campanhas desse tipo, pois no próprio anúncio o usuário já tem a opção de ligar diretamente para sua empresa.
  • Segmente bem a sua localização: é importante você entender o raio de alcance de seus clientes até você, analise bem os raios para fazer sua segmentação, as vezes compensa você colocar pequenos raios de 2km ou 5km em volta da sua empresa, e oferecer um serviço mais rápido para os seus clientes.

    Dica importante: faça um levantamento dos seus últimos 15/20 clientes que fecharam um serviço com você, e construa um mapeamento das localidades que eles se encontram, dessa forma você vai conseguir segmentar melhor as localizações que você deve colocar nas suas campanhas para atrair mais clientes de raios parecidos com os negócios que você já fechou.
  • Coloque todas as Extensões importantes: principalmente para vender serviços no Google, é importante você colocar todas as extensões possíveis. A extensão de Chamada, onde o cliente pode ver o seu número e poder ligar direto para a sua empresa é essencial, a extensão de local, onde o usuário pode ver a localização da sua empresa e traçar a rota até o local do seu negócio também vai te ajudar a trazer bons resultados, mas lembre-se, para ter uma extensão de local é necessário ter uma conta de Google Meu Negócio criada, pois o Google Ads vai puxar sua localização de lá. Coloque informações importantes nas frases de destaque, informações que deixem o seu anúncio mais atraente e realmente diferencie você da concorrência, coloque seus diferenciais, como “entrega rápida”, “entregamos em até 2h”, “atendimento personalizado” ou algo do tipo, algo que chame a atenção.

3º Passo – Anunciar no Google

Em qual rede do Google devo anunciar meu serviço?

Como já citamos a campanha de chamada, de prioridade para a campanha de pesquisa, pois é através dela que você vai conseguir atingir o seu público-alvo, mas lembre-se de segmentar bem as suas palavras chaves, uma dica importante na segmentação é acrescentar a cidade onde você quer atender em suas Keywords.

Campanhas de Display e Youtube podem te ajudar a ser mais conhecido na sua região, elas te ajudam a melhorar o seu branding, portanto é importante destinar uma pequena verba para esse tipo de campanha também, como o CPC desse modelo de estratégia é mais barato que na rede de pesquisa, você pode colocar um orçamento bem menor.

Você pode escolher alguns portais conhecidos da sua região por exemplo e segmentar sua campanha de Display para aparecer nesses portais, caso eles sejam parceiros do Google, uma outra estratégia, focada no Youtube, é buscar alguns canais famosos da região para que o vídeo do seu negócio apareça também.

Ter um site parado sem anunciar no Google , é o mesmo que ter uma loja no Shopping e deixar as portas fechadas. Não adianta construir um site e não anunciar, porque as visitas não vão chegar ao seu site do nada, pode acontecer esporadicamente, mas isso seria sorte, e não vai acontecer com frequência. O que você precisa fazer não depende de sorte, é necessário acompanhar as estratégias, colocar o seu site nas primeiras posições do Google para conseguir vender os seus serviços.

Quando falamos de vender serviços, existem dois tipos de categorias: existe aquele serviço que é uma necessidade e aquele que a pessoa pesquisa mais pelo desejo, que precisa de um convencimento para comprar, pois a pessoa pode nem saber que existe.

É necessário então identificar se o seu serviço é de necessidade ou um serviço de desejo. A maioria das pessoas oferecem serviços de necessidade e para conseguir se sair melhor que a concorrência, precisam estar nas primeiras posições do Google.

Para isso é necessário anunciar no Google, criando uma conta no modo especialista, que permite que você tenha controle total sobre suas campanhas.

A grande vantagem de anunciar no Google é que você só paga se tiver clique. Isso ajuda a controlar o orçamento da sua campanha.

 

4º Passo: criação de campanha otimizada

Anunciar no Google não é simplesmente criar uma campanha e já parar por aí. É necessário criar a melhor campanha para ter os melhores resultados. E isso se alcança com o tempo, através da otimização dessa campanha criada.

Não se engane, sempre tem algo para melhorar. A otimização deve durar a vida toda em que a campanha estiver ativa.

É extremamente importante selecionar boas palavras-chave, aquelas que descrevem o seu serviço e que quando a pessoa for pesquisar seu anúncio ele precisa aparecer.

É necessário escolher as melhores palavras para você aparecer no Google e também as piores palavras para você não aparecer. Por isso selecione o máximo de palavras negativas para que o seu anúncio não apareça em pesquisas que não vão gerar uma venda. Selecionar boas palavras-chave e também as negativas é criar uma campanha otimizada desde o início.

Existem três tipos de palavras-chave:

Correspondência exata: […] as palavras são colocadas dentro dos colchetes e a pessoa tem que pesquisar exatamente a palavra que você selecionou para que o seu anúncio apareça; O lado bom da palavra exata é que o seu anúncio vai aparecer exatamente para quem está procurando por aquilo, mas é ruim porque acaba perdendo muito tráfego.

Correspondência de frase: “…” nessa modalidade a palavra-chave fica entre aspas. Para quem quer começar de forma mais especifica e com pouca verba, a correspondência de frase pode ser o melhor caminho. Quando a pessoa pesquisar no Google palavras que estejam dentro da frase, podendo ter alterações antes ou depois das palavras-chave o seu anúncio irá aparecer.

Ampla: só é colocada a palavra-chave, sem nenhum caractere a mais. No amplo é necessário ter certo cuidado porque engloba sinônimos, variações, palavras relacionadas e etc. O ponto positivo é que você acaba tendo muito tráfego, muita gente acaba pesquisando e conhecendo o seu negócio. O ponto negativo é que seu anúncio vai aparecer para muitas pessoas que não tem interesse de comprar de você. Mas é possível resolver esse problema selecionando muitas palavras negativas.

Em um negócio local você pode dominar o topo, investindo pouco, desde que saiba segmentar da forma correta.

Então se você tem um negócio local, você precisa anunciar especificamente para a sua cidade. Se você vende pastel em Curitiba, não adianta anunciar em Belém do Pará.

Essas segmentações precisam ter uma atenção maior para não perder dinheiro porque anunciar para quem não vai comprar é jogar dinheiro fora.

Nunca se preocupe com o valor do custo por clique, mas se preocupe com o retorno do seu investimento. Se você investe R$ 10 reais e tem um retorno de R$ 100, é muito melhor que investir R$ 1,00 e não ter retorno algum. Quanto mais otimizado mais você vai vender serviços no Google.

 5º Passo: Extensões de anúncio

Outro ponto importante é usar as extensões de anúncios, que é o que deixa o seu anúncio completo. Não basta criar uma campanha e jogar no Google de qualquer jeito, é necessário ter uma campanha de pesquisa bem feita e com outras recomendações do Google para que o seu anúncio fique em destaque.

As extensões servem para deixar o anúncio mais completo e chamativo. Existem vários tipos de extensões, como frase de destaque, de chamada, locais, imagens e etc. Muitas pessoas não dão muita ênfase, mas pesquisas já mostraram que essas extensões podem aumentar em até 15% os destaques no Google.

Se optar por usar todas as opções de extensões, elas não vão aparecer todas juntas, deixando o anúncio carregado e confuso. Elas vão aparecer aos poucos de forma aleatória e o próprio Google vai analisando qual deu mais resultado. Com isso, você pode ir excluindo as que não foram positivas e pode até utilizar as que deram bons resultados nos seus novos anúncios.

 

6º Passo: Anunciar em outros canais

Além da rede de pesquisa temos a rede de display, que serve para anunciar em sites parceiros. São aqueles anúncios que aparecem quando entramos em um blog ou site de notícias.

Nacionalmente a rede de display perde para o Youtube, porque o vídeo tem uma conexão muito maior. Então para quem quer vender serviços a nível nacional, a rede de display é a última opção de escolha. Nesse caso a rede de display funcionaria em caso de remarketing, ou seja, seu anúncio apareceria somente para quem em algum momento já entrou no seu site ou procurou pelo seu serviço.

Quanto mais específico você for na rede de display, mais dinheiro você acaba economizando.

Outra forma de anunciar é através do Youtube. O Youtube é a nova TV, a diferença é que agora todo mundo pode anunciar na TV com um preço muito barato.

Se você tem um negócio local, crie de 3 a 4 anúncios diferentes para o Youtube e selecione a sua região e com o tempo vai segmentando conforme vai verificando qual é o seu público-alvo. O Youtube também te dá opções de onde aparecer ou não aparecer. É possível inclusive, excluir canais que não são interessantes.

Além da rede de pesquisa, rede de display para negócios locais e Youtube, também é necessário anunciar no Instagram e Facebook.

É necessário marcar presença em todos os lugares possíveis. Quem não é visto não é lembrado. Se ninguém vê sua marca, você não aparece para os seus clientes, não tem como vender. Ser visto com frequência é fazer branding. Branding é deixar sua marca.

Quando eu penso em refrigerante, vem uma marca. Quando eu penso em Fast Food também vem uma marca. Quando alguém pensa no seu serviço, tem que vir você. E você constrói isso através da rede de display, Instagram, Facebook e Youtube.

Não importa o tipo de serviço que você ofereça, você precisa se reinventar através do Marketing Digital. Você pode decidir anunciar apenas em um canal, mas saiba que você estará limitando sua capacidade de atingir mais pessoas. O Google tem muitas opções e por isso você precisa estar em todos os lugares.

 7º Passo: Saber metrificar

Não anuncie no Google se você não consegue metrificar a sua campanha, porque desta forma você não vai conseguir ver o retorno com seus olhos e vai acabar desanimando e vai querer parar de anunciar.

Quando alguém começa anunciar precisa ter em mente que deve anunciar para sempre. Começar uma campanha e não conseguir acompanhar o resultado é um grande problema. Você vai acabar parando de investir porque não vai ver o retorno.

Para negócios locais é um pouco mais complicado metrificar os resultados. Como a ação desejada é que a pessoa vá até a sua loja, restaurante, consultório e etc., ou que você vá até a residência ou empresa realizar algum serviço, fica difícil saber se o seu anúncio chegou até ela através de uma pesquisa no Google, ou um anúncio em rede social.

Por tanto, hoje existem algumas ferramentas que ajudam em algumas questões.  Como por exemplo, PhoneTrack ou Call Tracking que é uma ferramenta que mostra as ligações que você recebeu a partir do Google. Essa ferramenta custa em média de R$ 100 por mês e pode ser uma boa solução para metrificar ligações.

Quem tem um estabelecimento local não tem como saber através das ferramentas se ela veio pelo seu anúncio, mas você consegue metrificar isso através de uma pesquisa, perguntando para o próprio cliente.

É importante ter essas informações, afinal o que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Conclusão

Aqui estão alguns dos passos que você deve seguir para vender serviços no Google, vamos relembrar?

  1. Landing Page de qualidade;
  2. Google meu negócio;
  3. Anunciar no Google;
  4. Criação da campanha otimizada;
  5. Extensões de anúncio;
  6. Anunciar em outros canais;
  7. Saber metrificar

Seguindo o passo a passo de como vender serviços no Google, o único problema que você vai encontrar é que depois disso, você não vai conseguir atender toda a demanda. Isso seria bom demais não é verdade?

Esperamos que este artigo tenha sido útil pra você e que com essas informações você dê uma alavancada na sua empresa ou nos seus negócios.

Se quiser mais informações ou se precisar de ajuda para alavancar as vendas da sua empresa, entre em contato conosco, estamos prontos para melhor atendê-lo.

Temos muitos vídeos explicativos no Youtube e também temos cursos para você ficar expert nessa área de Marketing Digital.

Até a próxima!

Matheus Conti

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