Vamos esclarecer tudo pra você!
Esta é uma pergunta constantemente feita na internet e também pelas pessoas que estão ingressando nessa nova era virtual. Por isso fizemos este artigo para responder algumas dúvidas e também para trazer novos conhecimentos para nossos leitores.
Vamos lá!
O que é Ecommerce afinal?
Ecommerce (ou comércio eletrônico) é a compra e venda de bens e serviços, ou ainda, a transmissão de receita ou de dados, por meio de uma rede eletrônica. Principalmente pela internet. Estas transações comerciais ocorrem tanto como business-to-business (empresa para empresa), business-to-consumer (empresa para consumidor), consumer-to-consumer (consumidor para consumidor) ou consumer-to-business (consumidor para empresa).
A História do Ecommerce
O início conhecido do e-commerce é datado de 1960, quando as empresas começaram a usar Electronic Data Interchange (EDI) para compartilhar documentos de negócios com outras empresas. Em 1979, o American National Standards Institute desenvolveu ASC X12 como um padrão universal para as empresas compartilharem documentos através de redes eletrônicas. Após isso, o número de usuários individuais compartilhando documentos eletrônicos uns com os outros cresceu, e já na década de 1990 a ascensão do eBay e Amazon revolucionou a indústria de e-commerce. Os consumidores podem agora comprar quantidades praticamente infinitas de itens on-line.
Usos do E-commerce
O E-commerce só é possível pois utiliza uma variedade de aplicações, tais como e-mail, catálogos on-line e carrinhos de compras, EDI, FTP e serviços web. Isso inclui atividades de business-to-business (b2b) e de divulgação como o uso de e-mail para anúncios não solicitados (normalmente visto como spam) para os consumidores e as outras perspectivas de negócios, bem como para enviar newsletters aos assinantes. Mais empresas agora tentam atrair os consumidores on-line, usando ferramentas como cupons digitais, marketing de mídia social e anúncios direcionados.
Os benefícios do e-commerce englobam: sua disponibilidade dia e noite, a velocidade de acesso, a ampla disponibilidade de produtos e serviços para o consumidor, melhor acessibilidade e alcance internacional. Suas desvantagens percebidas incluem: atendimento ao cliente por vezes distante, não poder ver ou tocar um produto antes da compra, e o tempo de espera necessário para o transporte do produto.
O mercado de e-commerce continua a crescer: A expectativa de crescimento é de 18% em relação a 2019 e faturar R$ 56,8 bilhões até o final do ano de 2022, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e o ano deve registrar 190,9 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um ticket médio de R$ 298.
O crescimento da popularidade dos e-commerces força cada vez mais o pessoal que trabalha com essa tecnologia, a ir além do básico e procurar evoluir suas métricas e métodos de criação e manutenção. Assim, Protocolos de segurança e políticas de privacidades, ganham ainda mais atenção no desenvolvimento de sistemas e aplicações para o comércio eletrônico.
7 Tendências do e-commerce para 2022
O setor de E-commerce promete crescer cada vez mais, conforme a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores brasileiros vão continuar comprando mais pela internet do que nas lojas físicas em 2022. É o momento certo para expandir o seu negócio e se destacar no mercado.
As expectativas para os próximos anos são ainda maiores, as vendas no varejo de e-commerce global prometem chegar a 3,4 trilhões de dólares em 2025.
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso é necessário que o seu e-commerce esteja preparado para as tendências e oportunidades que estão surgindo.
Para ajudar, separamos as principais tendências do e-commerce para você ficar de olho em 2022.
1-Recommerce:
O recommerce nada mais é que a compra e venda de segunda mão de produtos novos, antigos ou usados de forma online. Realizar o recommerce da loja virtual é uma excelente estratégia para a economia circular, principalmente para o mercado de varejo, colocando um produto usado ou reformado na loja virtual, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental.
2-Live Commerce:
O live streaming é o verdadeiro sucesso para aumentar as vendas do e-commerce. Faça uma live no Instagram ou Facebook, mostrando os produtos da nova coleção, liquidação, em estoque e sorteios ao vivo, com vendedores/influencers para divulgar os produtos e promoções de última hora.
3-Opções de pagamento:
As formas de pagamento incentivam o consumidor a efetuar a compra, por esse motivo é necessário oferecer diversidade no pagamento. As opções mais usadas futuramente serão: Google play, Paypal, WhatsApp Pay, Pix, cartão de crédito, reconhecimento facial e pagamentos via códigos QR Code.
Entre todas as opções de pagamentos, a preferência dos consumidores em 2022 será o PIX, implemente na sua loja esse novo recurso. É rápido, não exige tanta burocracia para realizar as transações e o dinheiro cai na conta na hora.
4-Pesquisas por voz:
Cada vez mais o consumidor busca praticidade e agilidade na hora da busca por um produto ou serviço no Google. O ‘’voice commerce’’ tem sido a preferência dos usuários atualmente.
A estratégia SEO precisa estar otimizada para ‘’pesquisa de voz’’ e a ‘’forma escrita’’, que são feitas de formas diferentes, para atender as necessidades de cada cliente.
5-M-commerce:
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do M-commerce. Grande parte das transações na internet são feitas por dispositivos móveis. Segundo a pesquisa feita pelo Panorama Mobile Time Opinion Box, 91% dos consumidores já compraram por meio do dispositivo. Por isso, é preciso que o seu site esteja otimizado, para atender todas as versões mobile disponíveis.
6-Realidade Virtual:
Investir nessa tecnologia é a melhor estratégia utilizada para o e-commerce. Segundo a pesquisa do BigCommerce, 35% das pessoas afirmam que comprariam muito mais pela internet se pudessem experimentar o produto antes.
Implemente na sua loja virtual para que os consumidores tenham a melhor experiência de compra e realidade, sem precisar ir pessoalmente à loja.
Além de ajudar a diminuir as trocas e devoluções dos produtos, aumentam as conversões.
7-Atendimento Automatizado:
Os chatbots são um atendimento automatizado, que já está presente no e-commerce. Chegou para facilitar a vida do cliente, solucionando questões, problemas de forma rápida e assertiva. Além de ajudar a diminuir as demandas dos colaboradores e recursos da empresa, geram satisfação maior do cliente com um atendimento de 24h por dia.
Se você pretende melhorar a performance do seu e-commerce e ter sucesso nas próximas ações, esteja atento às tendências tecnológicas e atualize sua loja virtual constantemente.
Bom, esperamos que tenham gostado do nosso artigo de hoje. Fique por dentro de todas as novidades aqui no nosso Blog.
Até a próxima!
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