O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito amplo. Como compreender um assunto tão complexo?
Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do Marketing Digital nos dias de hoje e nos próximos anos, e muita gente já sabe disso, mas tem gente que ainda desconhece o conceito.
Por isso, escolhemos este artigo para te deixarpreparado para saber tudo sobre esse assunto tão falado no momento.
Esperamos que este conteúdo sirva para que você entenda exatamente o que é Marketing Digital, seus principais benefícios, como fazer e como a sua empresa pode se encaixar e tirar proveito disso tudo.
O que é Marketing Digital afinal?
Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.
Fazemos isso, usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, desta forma, as empresas tentam solucionar os problemas e os desejos dos clientes e de potenciais clientes.
Marketing Digital então, trata-se de um processo social. É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.
Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.
E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!
O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.
Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos que fazem com que o Marketing Digital seja uma importante ferramenta para alcançá-los.
Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.
Por isso, o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.
Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.
A História do Marketing Online
Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram e muitas também desapareceram.
Chamamos esse período de Web 1.0 — quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.
Foi nessa época que surgiu o Google, bem como vários outros motores de busca, e o ICQ, por exemplo. Foi nesse período — o de nascimento da internet como conhecemos — que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.
Na época, a web era apenas para pessoas e empresas mais entusiastas, o que é compreensível. Afinal, ali também havia poucos consumidores. Mas a rede foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos.
Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. Vale ressaltar que empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período.
Conceitos-chave de Marketing Digital
Assim como cada especialização tem suas especificidades, o Marketing Digital é um universo com seus próprios termos:
Veja aqui quais são:
–Persona
Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.
–Lead
Leads, são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.
-Funil de Vendas
O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.
-CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.
Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.
-Landing Page
Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.
A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.
-SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdo, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.
-CMS
CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.
Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.
-CTA
Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.
-Fluxo de Nutrição
O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.
Vantagens do Marketing Digital
Por que fazer Marketing na Internet deve ser uma prioridade para as empresas e quais os principais benefícios que uma estratégia online pode oferecer?
Porque o Marketing Digital, mudou a maneira de fazer marketing e para melhor, tanto para empresas quanto para consumidores.
Além de existir diversas vantagens, que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.
E aí entendeu tudo?
Esperamos que sim!
O assunto não acabou não!
Fique ligado em nossas próximas matérias, pois continuaremos falando sobre Marketing Digital.
Até mais!
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