Google Ads ou Facebook Ads, qual vende mais? DESCUBRA!

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por
em Setembro 9, 2021

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Quando se trata de tráfego pago qual seria o melhor investimento. Afinal, é o Google Ads ou Facebook Ads?

Ambos possuem seus benefícios quando o assunto é investir em publicidade patrocinada.

Contudo, qual seria o melhor investimento para sua marca?

Google Ads ou Facebook Ads?

É uma decisão difícil já que tanto o Google quanto o Facebook representam mais da metade de todos os investimentos em publicidade feito pelas grandes empresas.

Essa dúvida cruel paira sobre a cabeça dos empreendedores digitais, e nós do Grupo Mercatta temos a resposta para você.

Vamos ver de perto e definir de uma vez por todas qual meio de publicidade paga seria a melhor para o seu modelo de negócios?

Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor?

Quer seja para direcionar o tráfego para o site da sua empresa, receber mais tráfego ou conquistar novos clientes, o Google Ads ou o Facebook Ads são duas plataformas eficazes.

Obviamente, isso depende de sua oferta de produto e serviço.

Mas este não é o único critério de escolha!

Vamos ver alguns dados:

O Google processa cerca de 3,3 bilhões de solicitações todos os dias.

Ou seja, cerca de 100 bilhões por mês de buscas.

Portanto, os anúncios no Google alcançam bilhões de pessoas todos os dias.

Mas o Facebook não precisa se envergonhar, uma vez que com seus 2,2 bilhões de membros conectados a cada mês, torna-se outra forte concorrente do Google.

Esses 2 números te deixou mais indeciso ainda?

Uma coisa a se observar é que as intenções nessas 2 plataformas não são as mesmas:

Diferença entre o Google Ads e Facebook Ads

Basicamente, um usuário no Google está sempre procurando por algo em particular.

Enquanto um usuário no Facebook busca saber o que seus conhecidos estão fazendo e / ou dizendo.

O Google é, portanto, muito contextual e preciso.

Enquanto o Facebook é menos, mas tem a vantagem de você saber muito mais sobre seus usuários e ganhar mais visibilidade.

Uma analogia bem simples para você: o Google é o “pescador” e o Facebook a “rede de pesca”.

Em suma, posso dizer com toda a certeza que, ambos podem trazer resultados rápidos quando o assunto é vendas/visibilidade/alcance de mídia.

E antes de escolher entre o Google Ads ou Facebook Ads, separamos 4 critérios a serem avaliados antes de optar.

4 critérios para avaliar: Google Ads ou Facebook Ads

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1.     Mensagem: necessidades ou interesse?

Com uma busca no Google, o usuário faz uma pergunta e busca uma resposta.

O Google tenta respondê-las usando as palavras-chave que você aplica.

Seu algoritmo encontra e classifica as páginas da web que falam dessas palavras-chave.

E, como anunciante no Google Ads, você define lances para essas palavras-chave para obter uma boa posição do seu anúncio.

No Facebook é diferente.

Os usuários compartilham, em sua grande maioria, parte de suas vidas.

Eles também consomem o conteúdo presente na rede social que infere nossos de interesse.

É por isso que na plataforma de publicidade do Facebook, você tem a possibilidade de direcionar os usuários da Internet com muita precisão.

2.     Orçamento – Palavras-chave ou campanhas?

Publicar um anúncio no Google Ads ou Facebook Ads é muito acessível.

Na verdade, as 2 plataformas de publicidade cobram de acordo com o custo por clique (CPC).

Em outras palavras, não importa quantos usuários da Internet vejam o seu anúncio nas páginas de resultados do Google ou no feed de notícias do Facebook.

Se nenhum deles clicar nele, você não paga nada.

Os anúncios no Google são baseados nas palavras-chave e nos lances para essas palavras-chave.

No Facebook, você pode definir facilmente seu orçamento diário e sua meta.

Você quer:

Assim como no Google Ads, você controla seu orçamento total nos anúncios do Facebook.

Mas você precisa decidir o objetivo da sua campanha de antemão.

3.     Clientes – B2C ou B2B?

Ambos são eficazes se sua empresa deseja alcançar o público B2C ou B2B (consumidor final ou empresa).

Contudo o Facebook é essencialmente voltado mais para o consumidor final, portanto, B2C.

Já o Google é voltado tanto para o “consumidor” (B2C) e “profissional” (B2B).

Na verdade, o Google Ads é baseado em palavras-chave que representam uma necessidade, independentemente do alvo B2C ou B2B.

4.     Intenção do usuário – Aprender ou comprar?

De qualquer forma, o internauta deseja ser informado.

Ou seja, ele quer aprender mais sobre um determinado produto ou serviço antes de cometer uma ação.

Como o Facebook conhece melhor os interesses dos usuários da Internet, sua solução de publicidade é mais eficaz no fornecimento de informações.

É perfeito para criar o seu Avatar!

Meu conselho:

Para gerar interesse em seu produto e / ou oferta de serviço, dê preferência aos Anúncios do Facebook.

Para gerar volume de negócios ou leads qualificados, o Google AdWords pode ser o mais apropriado.

Então, qual é o melhor:  Google Ads ou o Facebook Ads?

O Facebook fornece acesso a um público muito grande por um preço muito competitivo.

Para alcançar os usuários da Internet, você pode segmentar com muita precisão tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads.

Dependendo da idade, localização, profissão, situação familiar, nível de renda, interesses, etc.

Para mim, o Facebook Ads é uma solução que complementa o Google Ads para gerar mais visibilidade e despertar o interesse pelo seu produto oferecido.

Em suma, ideal para encontrar novas oportunidades!

Eduque seus clientes em potencial com o Facebook e “feche” vendas com o Google Ads quando as pessoas começarem a procurar soluções para seus problemas.

Por fim, não existe uma melhor do que a outra. O que existe são estratégias e etapas diferentes.

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