A Importância da Educação Financeira nas Escolas:

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em Agosto 2, 2022

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.

Compartilhe agora mesmo:

Para muitas pessoas, saber lidar com dinheiro é um desafio praticamente impossível. Muita gente tem vontade de começar a investir, mas a maior parte da população brasileira tem medo e nada sabe a respeito. Isso ocorre por conta da falta da educação financeira, fazendo com que muitos tenham dificuldade para entender conceitos de macro e microeconomia, por exemplo.

Atualmente, o nível de educação financeira na população brasileira encontra-se extremamente baixo, muito por conta de um sistema educacional um tanto quanto ineficiente e ultrapassado. De qualquer forma, saber pelo menos o mínimo desse conhecimento é uma responsabilidade cada vez mais necessária para as pessoas.

Por isso fizemos este artigo, a fim de esclarecimento sobre este assunto que é tão atual e pesquisado.

Esta é uma matéria sobre atualidades!

Nos acompanhe aqui até o final!

 

Afinal, o que é educação financeira?

Educação financeira é o fornecimento de um conhecimento extremamente importante no que diz respeito às finanças pessoais, é a acumulação e multiplicação de patrimônio ao longo do tempo.

Em outras palavras, educação financeira é o processo pelo qual pessoas melhoram sua compreensão em relação ao dinheiro. Esse conceito é utilizado pela ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira, um programa do governo federal criado com o objetivo de fazer com que os brasileiros tomem decisões financeiras de forma consciente.

Uma pessoa que é educada financeiramente sabe mais do que economizar, ganhar dinheiro e acumular recursos. O grande objetivo desse tipo de ensinamento é capacitar indivíduos para que eles tenham recursos financeiros suficientes para uma melhor qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro.

Para chegar nesse ponto, é fundamental que cada pessoa tenha a consciência de cada oportunidade e risco do uso do dinheiro.

Uma pergunta para você: Assim que você recebe o seu salário, o que você faz primeiro?

  • Paga todas as contas que vão vencer no mês?
  • Senta e faz um planejamento minucioso sobre cada gasto?
  • Sai para gastar e aproveita para se divertir um pouco?

Não existe resposta certa para esta pergunta. Ela pode variar a cada mês ou a cada etapa da sua vida. O que importa de fato é que, independentemente da decisão tomada, ela tenha sido consciente. Ou seja, você deve saber o que e como cada opção impactará na sua vida.

Isso é educação financeira. Infelizmente, esse tema é pouco abordado na nossa sociedade.

Saber sobre esse tema é uma necessidade urgente para todos os brasileiros e, certamente, só conseguiremos um futuro melhor se transferirmos esse conhecimento também para as próximas gerações que ainda estão por vir. Alguns pesquisadores já defendem, inclusive que o assunto educação financeira esteja presente nas escolas.

Esse tipo de conhecimento representa um papel de muita relevância na vida das pessoas. Saber sobre finanças, pelo menos o mínimo, é essencial.

Assim, a importância da educação financeira se faz na capacidade que esse conhecimento apresenta de possibilitar a criação de um patrimônio no mercado financeiro que gera renda através de dividendos e demais proventos concedidos pelos ativos.

Isso possibilita, para o investidor, a tranquilidade de não depender do governo e nem de ninguém para poder usufruir do seu tempo da maneira que achar mais conveniente no futuro.

Ou seja, a educação financeira é fundamental para quem deseja ser bem-sucedido e conquistará a tão sonhada independência financeira.

Esse não é um processo rápido. Quem pretende alcançar grandes objetivos deve ter paciência e muita disciplina para poupar dinheiro e investir corretamente. Com o passar do tempo e com aplicações mensais, as metas financeiras definidas hoje podem se tornar realidade no futuro.

Dentro dessa lógica, é importante começar imediatamente.

Mesmo que seus rendimentos sejam modestos, é possível se organizar para poupar. Uma pessoa consciente financeiramente sabe ter disciplina na hora de usar seu dinheiro, isso é até mais importante do que a quantidade.

Se esse tipo de estudo fosse disponibilizado desde os nossos primeiros anos na escola, certamente teríamos uma sociedade mais próspera e independente.

Os Estados Unidos são uma das nações mais desenvolvidas do planeta muito por conta de possuir um mercado financeiro bastante difundido e utilizado por sua população.

Isso é resultado direto de um alto nível desse tipo de conhecimento disponibilizado aos americanos desde os seus primeiros anos de vida. Outros países desenvolvidos também seguem essa cultura.

No Brasil, infelizmente, somente 0,3% de uma população de mais de 200 milhões de pessoas possui o seu CPF’s cadastrados na BM&F Bovespa, ao passo que no país do Tio Sam esse percentual ultrapassa os 50%.

Educação financeira nas escolas é um tema ainda pouco presente no Brasil. Para muita gente, dinheiro não é assunto para crianças.

Só que quem pensa assim está errado. Os jovens também são consumidores e devem aprender o mais cedo possível a utilizar os recursos financeiros de forma inteligente.

Desde 2009, uma lei exige que a disciplina educação financeira seja inserida nos currículos de escolas particulares e públicas. Especialistas afirmam que crianças que tem esse conhecimento são mais capazes de planejar o futuro e alcançar a independência financeira.

E dentro desse debate, os pais também são beneficiados. É que esse é um assunto que sai da sala de aula e chega na casa de cada estudante, fazendo com que o conhecimento se expanda.

E você o que acha?

Concorda que as crianças deveriam ter aulas de educação financeira?

Bem, esperamos que tenham gostado da matéria de hoje e que ela tenha sido útil para você!

Quem sabe a partir de agora você vai começar a se interessar em investir seu dinheiro e estudar mais sobre educação financeira não é mesmo?

Então até mais pessoal!

Até o próximo artigo!

Compartilhe agora mesmo:

Seja Bem vindo ao BLOG de Marketing Digital do Grupo Mercatta Aqui você vai aprender com nossos artigos e poderá atingir resultaodos Exponenciais para o seu negócio!

 

100% livre de spam.

Recomendado - Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.