Quais as maiores dificuldades no marketing digital?

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por
em Abril 8, 2022

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Investir em marketing digital já não é mais uma tendência, é uma realidade. Cada vez mais empresas querem encontrar seus clientes nos canais digitais e gerar mais oportunidades de negócio pela internet e encontra dificuldades no marketing digital.

Mas não pense que o marketing digital é fácil só porque todo mundo está fazendo.

É natural que as empresas encontrem obstáculos, especialmente no início. Afinal, as estratégias de redes sociais, e-mail marketing ou SEO (Search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), por exemplo, são muito recentes e mudam o tempo todo.

Então, não desanime no primeiro obstáculo, ou no primeiro problema.

Nós vamos ajudar você a superar os desafios do marketing digital para que a sua empresa consiga alcançar os resultados desejados!

Preparamos este artigo para te mostrar alguns problemas mais comuns e saber como evitá-los.

Mas antes vamos responder algumas dúvidas sobre as dificuldades no marketing digital.

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Como começar no Marketing Digital?

4 dicas pra você começar a fazer Marketing Digital:

 Faça o diagnóstico da sua empresa

É preciso observar de forma sincera o funcionamento da sua empresa, como tem sido a sua performance no mercado e se ela tem alcançado o que foi sonhado lá no início.

Além de observar o ambiente interno, é preciso verificar também o que a concorrência tem feito e se tem dado certo. Isso dará o substrato necessário para analisar o estado atual da empresa e levantar as necessidades de investimento em marketing.

Construa um planejamento estratégico para evitar dificuldades no marketing digital.

A partir do diagnóstico, construa um planejamento estratégico. Estabeleça os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo e documente. Esses documentos serão muito úteis para compor as estratégias de Marketing Digital, já que elas precisam estar alinhadas com os objetivos da empresa.

Defina a sua persona

Quando você conhece bem com quem você fala, fica muito mais fácil estabelecer as ferramentas, a abordagem e o tom de voz das estratégias de Marketing Digital. Este é o seu caminho para o sucesso. 

Acompanhe os resultados

Certamente, a agência ou o time de Marketing apresentará a você os resultados das ações periodicamente. O seu papel será comparar esses resultados com os impactos que os investimentos têm trazido para o negócio.

Assim, é possível tomar as melhores decisões junto com a equipe de Marketing, dando continuidade às estratégias bem-sucedidas e mudando de rota, caso não esteja funcionando.

De fato, o Marketing Digital oferece muitas oportunidades de negócios para as empresas. As possibilidades de sucesso, inclusive, são maiores que no marketing tradicional para quem está começando. Mas muitas pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre o que é Marketing Digital.

Antes de falarmos sobre as dificuldades que podem aparecer, vamos saber mais sobre Marketing Digital.

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O que é Marketing Digital afinal?

 Ele é, basicamente, o marketing realizado em ambiente digital.

O Marketing Digital, assim como o tradicional, tem o objetivo de converter o público em clientes. Diferentemente do modelo antigo, devido à internet e ao avanço tecnológico, ele permite uma aproximação maior da empresa com as pessoas, criando um relacionamento.

Essa aproximação com o público permite conhecê-lo muito bem e, assim, se comunicar de forma mais personalizada, oferecendo exatamente o que o público precisa. Fica muito mais fácil vender assim!

Quais são os conceitos abordados pelo Marketing Digital?

O Marketing Digital é um universo à parte! São muitas as frentes de atuação, as técnicas e as ferramentas possíveis, tantas que quem não está familiarizado com o assunto pode ficar meio confuso.

Porém, é importante deixar claro que você não precisa fazer uso de todos os recursos. A utilização dessas ferramentas deve estar de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa ou projeto. Por isso, a importância de analisar cada caso e decidir as melhores estratégias.

Para te ajudar a entender um pouco desse universo, vamos apresentar rapidamente alguns dos conceitos envolvidos nas estratégias de Marketing Digital.

Confira alguns conceitos:

Persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Além de dados demográficos, na construção da persona, são levados em conta aspectos como a sua história, comportamento, sonhos… é pensando na persona que os conteúdos de Marketing Digital são criados.

Leads

Leads são contatos de clientes em potencial. Geralmente, são pessoas que têm interesse no assunto que uma empresa aborda e que aceitaram disponibilizar seus dados, como nome, e-mail e telefone, em troca de um conteúdo produzido pela empresa.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português), SEO é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página entre os primeiros resultados dos motores de busca, como o Google.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia que consiste em atrair potenciais clientes ao oferecer conteúdo relevantes que ajudem na resolução de seus problemas, seja em formato de blogspot, vídeos, infográficos, ebooks, entre outros.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia para atrair o público-alvo e transformá-lo em Lead por meio do Marketing de Conteúdo, trazendo-o para dentro do seu site. Além de evoluir o relacionamento com esse público até a sua conversão em cliente e fidelização, o Inbound Marketing também acaba potencializando o processo de venda em qualidade e quantidade.

Indicadores e métricas

Indicadores e métricas em Marketing Digital são os dados que permitem o monitoramento de uma estratégia de marketing, a fim de aperfeiçoá-la e garantir os melhores resultados.

Copywriting é uma dificuldades no marketing digital que tira o sono.

É a técnica de escrever textos persuasivos que guiam o leitor na tomada de decisão. Pode ser desde a assinatura de um newsletter até a compra de um produto. A diferença do copywriting para um texto meramente publicitário está na qualidade e relevância do conteúdo abordado para o leitor.

Storytelling uma dificuldades no marketing digital que todos ignoram.

Storytelling é a técnica de comunicar uma ideia por meio de uma narrativa, com o objetivo de envolver emocionalmente as pessoas, gerando identificação com a marca que conta a história.

E-mail Marketing

É o uso do e-mail, de forma estratégica, para desenvolver relacionamento com o Lead, conduzindo até a compra do produto ou serviço. O E-mail Marketing é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing.

Blog também é uma dificuldade no marketing digital que é necessário para o sucesso.

Blogs são canais na internet em que são publicados conteúdos relevantes, a fim de atrair a persona, fazê-la conhecer a sua empresa e dar início à sua jornada do consumidor. É o melhor lugar para postar seus conteúdos, já que o seu site é a sua casa própria – ao contrário das redes sociais, sobre as quais você tem pouco controle.

Mídia orgânica

É aquela que está baseada no conteúdo que você produz com o objetivo de atrair um determinado público, sem pagar pela sua promoção. As estratégias com mídia orgânica exigem mais tempo até apresentar resultados, mas eles são mais duradouros.

Mídia paga

É aquela que é promovida através de investimento financeiro, a fim de obter resultados mais rápidos. A combinação de mídia paga e orgânica costuma trazer ótimos resultados para o negócio.

Redes sociais

As redes sociais são canais de relacionamento e interação entre pessoas e empresas. Elas podem ser uma poderosa ferramenta de Marketing Digital, desde que usadas de forma estratégica. Além de nutrir relacionamento com o cliente, nas redes sociais é possível promover produtos e realizar vendas.

Depois de tudo isso, podem aparecer alguns problemas, dos quais se você estiver informado poderá evitar.

Separamos aqui 8 problemas que você deve evitar:

8 problemas de Marketing que você deve evitar dificuldades no marketing digital.

1- Falha de Comunicação:

Um dos problemas recorrentes de marketing é a dificuldade de identificar e comunicar a transformação que o público irá passar através do valor gerado pelo produto/serviço produzido por você. Dedique-se em refletir, analisar o seu negócio e colocar no papel qual o problema do seu cliente e como você pode resolve-lo através dos produtos e serviços que desenvolve ou vende.

Definir e comunicar de forma clara o que seu negócio poderá contribuir para solução de um problema da sua audiência, é essencial.

2- Deixar de Construir a persona é de fato uma grande dificuldade no marketing digital.

Construir a persona, ou seja, um perfil detalhado da pessoa que pode se interessar pelo seu trabalho, é muito importante. Mergulhe nas pessoas que têm o problema que seu negócio busca resolver. Investigue! Seus hábitos, sonhos, desejos, o que ela compra no supermercado, o que ela gosta de fazer nas férias, saber qual é o cliente ideal, faz toda a diferença.

3- Vender produtos que ninguém quer comprar:

Se você tem produtos e eles não estão vendendo, já deve ter se perguntado: “o que está faltando neles?”

Dominar o processo de criação de um novo produto de ponta, implica antes de mais nada questionar a ideia! e isso de fato é uma dificuldades no marketing digital.

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4- Preço errado:

Você estipulou um preço no seu produto de maneira errada e ele não está sendo capaz de comunicar o valor que possui ou está muito caro em relação ao valor que entrega?

Se um produto não foi precificado estrategicamente, as pessoas não vão reconhecer o valor entregue por ele e consequentemente vão deixar de lado a opção de investir ou comprar seu produto.

Faça uma pesquisa de competidores e um levantamento caprichado dos fatores que impactam no valor monetário que seu cliente irá investir, pense em como será a entrega desse serviço, se isso irá gerar mais clareza pra você e se te permitirá construir uma comunicação linear com o público que acompanha e consome o seu produto.

5- Produto no lugar errado:

Seu produto está redondinho, mas aí na hora da distribuição e comunicação com sua audiência, você sente que está no lugar errado?

Postar por postar não gerará efeito algum!

Primeiramente saiba onde seu público-alvo está e lá será o seu lugar!

Além disso, você precisa ter clareza dos canais em que atua e quais as funções de cada um deles.

Ter metas claras específicas por canais, irá te facilitar na hora de criar conteúdo que engaja e campanhas de marketing que convertam!

6- Não dominar o processo:

E aí o marketing digital chegou de mansinho e você percebeu que seria uma boa investir nessas estratégias pro seu negócio. Começou produzir conteúdo, teve uma ideia de post ali, outra aqui e logo foi perdendo o ritmo, até que os seus canais começaram a ganhar teias de aranha?

Feed de Instagram sozinho, não faz venda. E isso também vale pra loja online, canal no Youtube, site, etc.…

Um processo de marketing consistente é aquele que gera tráfego, movimento de pessoas que se interessam por parar, olhar sua “vitrine” e entrar.

Como fazer com que as pessoas prestem atenção em você?  Conteúdo de qualidade que ensina, inspira!

Crie com consistência, ofereça transformação de fato, conduza sua audiência por um caminho de entrega de valor, desde o post na rede social, até chegar no seu produto premium.

Crie possibilidades dessas pessoas interagirem com você, sua marca, seus serviços e produtos.

Se ainda está em dúvida, pode estar se perguntando: “Qual intuito de produzir conteúdo?”  É mover o seu cliente pra ação! Conduzi-lo por um caminho estratégico de reconhecimento daquilo que você comunica, até adquirir o que você vende.

7- Não cuidar dos seus clientes:

Este é um grande erro.

Como você tem cuidado dos clientes que já estão com você?

Como continuar conversando e gerando valor para pessoas que já conhecem o seu trabalho?

Se você já conhece sua persona, essa é a hora de voltar a analisar esse perfil e se perguntar: O que mais posso oferecer ao meu público?

Crie então ofertas que encantem e fidelize essas pessoas que já te acompanham, transformando essa relação e os motive a se tornarem super clientes! Não se esqueça daqueles que te indicam, na famosa boca a boca, dos que interagem, geram conversas e trocam com você.

8- Ter uma marca que não causa impacto:

Como fortalecer a minha marca? Como ser um Love branding?

Love branding é o termo utilizado pelo marketing pra descrever um estágio de super conexão entre marca e audiência! Aquele estágio que a marca encontrou seu jeito único de expressão e se relaciona de maneira consistente com sua galera, gerando valor e levando para os quatro cantos do mundo o seu propósito.

Uma marca apaixonante é aquela que comunica, gera confiança, autoridade e inspira seus clientes, ofertando a eles uma experiência verdadeiramente única, fazendo seus olhinhos brilharem e dando aquele desejo de “quero mais”.

Agora que você já conhece o que é Marketing Digital e tomou consciência de alguns dos problemasrecorrentes no marketing digital, o que acha de começar o ano sabendo exatamente o que fazer no seu marketing?

Estamos aqui para isso!

Nossa empresa está pronta para esclarecer todas suas dúvidas e te ajudar a entrar nesse vasto mundo do Marketing Digital.

Bora lá?

Até a próxima!

Matheus Conti

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