Youtube X Consumidor:

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em Julho 26, 2022

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Entenda como o Youtube pode ajudar o consumidor:

Imagine que você decidiu comprar um aspirador de pó robô, aqueles que aspiram a casa sozinha enquanto você dorme, ou saí pra trabalhar, sonho de consumo das donas de casa. O primeiro passo é descobrir como ele funciona, se vale a pena ter um, qual a melhor marca, quanto custa e etc… E aí, o que você faz? Provavelmente, você vai atrás de alguns vídeos mostrando vantagens e desvantagens do produto certo? Daí você fica convencido em comprar o produto ou não.

Bom, agora você precisa decidir qual aspirador robô comprar – e para isso assiste a outro vídeo que tenha reviews que vão ajudar você a decidir por uma marca ou outra.

Compra feita, aspirador robô chega na sua casa. De repente, você tem várias demandas: Como usá-lo? Como limpá-lo? As respostas, mais uma vez, você vai encontrar em vídeos na internet. Sem nem perceber, você utilizou o YouTube em todas as fases da jornada de compra: conhecimento, consideração e conversão.

E isso acontece porque a plataforma é a opção mais completa para fazer esse trajeto, já que oferece ao cliente conteúdos fundamentais para a venda, mas também atende outras demandas importantes hoje em dia, como a parte inspiracional, de conteúdo, de relacionamento e até mesmo de interação orgânica.

Por este e outros motivos, fizemos este artigo pra você! Queremos mostrar como o YouTube está presente em todo o funil de compra e de que maneira você pode utilizar a plataforma para atingir o seu cliente de uma forma mais efetiva e duradoura.

 

A relevância do vídeo

O avanço da internet no mundo todo é uma realidade: em 2021, chegamos a mais de 4 bilhões de pessoas conectadas e 15 bilhões de dispositivos. E as projeções mostram que esse crescimento vai continuar: em 2025, a previsão é de existirem 18 bilhões de dispositivos no planeta.

No Brasil, o cenário também é de conectividade: o país tem 134 milhões de usuários de internet e é o segundo lugar quando se trata de horas de consumo por dia. São 9 horas e 29 minutos diários na rede.

Dentro desse contexto, a relevância das plataformas de vídeo é imensa, uma vez que 89% das pessoas com 16 anos ou mais assistem a vídeos, programas, filmes e séries na internet.

Como esses números mostram, plataformas como o YouTube são extremamente relevantes quando se pensa em marketing digital, porque atuam como uma das principais janelas de exposição de marcas e negócios a este público que está massivamente conectado. Também oferecem soluções, ferramentas e estratégias que permitem que o anunciante seja mais eclético e possa atuar em todos os momentos da jornada de compra, de diferentes maneiras.

 

Do início ao fim do funil

Vamos voltar ao exemplo do aspirador robô, usado no início deste artigo. Ele nos mostra como o YouTube permite que o anunciante tenha uma plataforma completa para conhecimento, consideração e venda. Ou seja, o funil completo.

Em relação ao conhecimento, a plataforma permite maximizar o alcance e a frequência dos anúncios. Além disso, conteúdo de vídeo, podem ajudar a alterar a percepção de uma marca ou produto, introduzir uma nova mensagem ou manter sua marca no top of mind entre as mais diferentes audiências.

A plataforma também é importante para construir consideração e interesse, já que ela ajuda a gerar engajamento entre os consumidores e consideração para a sua marca, produto ou serviço durante os mais diferentes momentos e assuntos.

Por fim, também consegue gerar ações online e vendas porque o anunciante tem a oportunidade de encontrar a audiência com mais intenção de compra durante os momentos de tomada de decisão.

 

Seja um produtor de conteúdo

Existe uma diferença grande entre tomar e dar 30 segundos para alguém, e ela está no quanto você consegue agregar algo nesse tempo. Por isso, para alcançar os objetivos de marketing, é importante entender que não basta apenas criar conteúdo, é importante criar conteúdo de qualidade.

Os espectadores estão esperando bons vídeos, que atendam às suas expectativas, façam sentido, sejam divertidos e interessantes. Ou seja, o criativo precisa ser um presente para o espectador.

Há dicas que são importantes para ter criativos que chamem a atenção do espectador. A primeira tem a ver com alcance: 99% dos usuários brasileiros acessam a internet pelo celular, então não faz sentido produzir conteúdo que não sejam mobile friendly. Para não perder a atenção desses clientes em potencial, é muito importante ter algo que chame a atenção deles da maneira mais rápida possível. E, por último, é essencial que esse conteúdo seja útil.

Mas é importante também entender que aquele formato tradicional do funil está mudando. Pode haver centenas de pontos de contato na jornada de compra do consumidor e, por isso, mais que um anunciante, você precisa ser um hub de conteúdo, ou seja, precisa criar diferentes maneiras de entrar em contato com o cliente, para que haja uma conversa a longo prazo, para que a relação entre o cliente e a sua marca seja mais duradoura.

Faz sentido criar campanhas para vender aspirador robô, em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal? Faz, claro, mas há inúmeras oportunidades de falar e vender um produto como esse no cotidiano. Para isso, é fundamental ser always-on: casar conteúdos, marcar presença e conversar com seus clientes durante todo o ano.

E aí? Entendeu tudo?

Esperamos que sim!

Mas se quiser saber mais a respeito, sobre anúncios, como bombar seus anúncios e vídeos na internet, entre em contato conosco hoje mesmo, nós podemos te ajudar!

Até o próximo artigo!!!

Fontes:

Statista, 2021.

TIC Domicílios, 2019.

We are Social, McKinley, 2019.

TIC Domicílios, 2022.

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