Os impactos da Inteligência Artificial na Indústria 4.0 têm se destacado cada vez mais nos últimos anos. Com o desenvolvimento tecnológico, mais ferramentas puderam ser aproveitadas para melhorar a produtividade interna dos negócios, além de impulsionarem a produção de novos produtos e de serviços de qualidade.
Não é à toa que um dos principais diferenciais da Indústria 4.0 é o uso de recursos tecnológicos nos mais variados processos, permitindo uma atuação inovadora e eficiente. Inclusive, diversos avanços foram possíveis graças ao desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).
Por isso fizemos este artigo, como informativo, para que você entenda o papel da tecnologia no desenvolvimento dos negócios!
O que é Inteligência Artificial?
Antes de entender qual é o papel da Inteligência Artificial no crescimento e na produtividade das mais variadas organizações, é necessário compreender do que se trata essa tecnologia. Assim, é possível reconhecer melhor a importância de investimentos em desenvolvimento em torno do tema.
Basicamente, Inteligência Artificial é a tentativa de reproduzir a cognição humana, porém, em máquinas. Nesse caso, são criados algoritmos que simulam o nosso raciocínio, de modo que os sistemas possam ter um trabalho cada vez mais independente e rápido.
Dessa forma, os processos que envolvem a tomada de decisões, a avaliação de crises, a prevenção de riscos, entre várias outras habilidades complexas, pode ser automatizada dentro de uma organização. Além do mais, a análise de dados torna-se mais precisa e rápida.
Como a Inteligência Artificial se relaciona à Indústria 4.0?
Por conta da eficiência das atividades promovidas pela Inteligência Artificial, houve um considerável avanço tecnológico no mercado, com a possibilidade de desenvolvimento de várias outras tecnologias potentes, como Big Data, Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Deep Learning (Aprendizagem Profunda), entre muitos outros.
A Indústria 4.0, por outro lado, deriva-se de um processo que se iniciou no fim do século XVIII, com a Primeira Revolução Industrial. Desde então, o desenvolvimento de máquinas e sistemas passou por constantes evoluções, chegando a um novo estágio a partir dos anos 2000.
Com a virada de século, uma nova era se instalou na sociedade, conhecida como Transformação Digital. Nesse contexto, diversos processos manuais foram convertidos para o ambiente virtual e puderam ser automatizados. Como consequência, várias atividades cotidianas foram otimizadas, tornando-se mais práticas e rápidas.
Esses benefícios não são observados apenas em situações corriqueiras, como no uso de um smartphone para enviar mensagens instantâneas, substituindo o processo de envio de cartas, que era muito mais longo e demorado. Atividades industriais e organizacionais também passaram por diversas reformas.
É por esse motivo que a era da Transformação Digital também é conhecida como Quarta Revolução Industrial ou apenas Indústria 4.0. Nesse contexto, os achados em torno da Inteligência Artificial foram fundamentais.
Devido à automatização e, inclusive, à flexibilização de processos, foi possível desenvolver novas técnicas e modernizar as práticas internas de uma empresa. Por conta disso, o avanço tecnológico permitiu também a criação de medidas de gestão inovadora, que foram cada vez mais adaptadas para o plano de negócios e para a cultura organizacional de diversas empresas.
Qual é o papel da IA nas empresas?
Para entender melhor a relevância da Inteligência Artificial na Indústria 4.0, vale a pena compreender os benefícios que a tecnologia pode trazer para os processos das empresas e das indústrias. Como visto, o uso desse recurso tecnológico gira em torno da análise mais precisa e rápida de dados, tal como da criação de ferramentas de automatização de processos. Por consequência, é possível obter uma série de benefícios.
Veja esses benefícios a seguir:
Redução de custos
A modernização das empresas é um dos principais passos para melhorar a lucratividade e reduzir os custos. Afinal, é possível acelerar algumas etapas e diminuir a incidência de erros, consequentemente, minimizando as chances de prejuízos.
Ao adotar processos automáticos, principalmente aqueles que envolvem a repetição de passos, é possível aumentar a produtividade das tarefas e reduzir a necessidade de trabalho humano. Sendo assim, os colaboradores podem focar outras atividades, melhorando a qualidade dos serviços.
Um ótimo exemplo de aplicação da Inteligência Artificial é o chatbot. O uso de softwares de atendimento ao cliente, além de simples e econômico, permite, por exemplo, que os profissionais responsáveis pelos serviços de assistência ao público recebam informações mais precisas das necessidades dos consumidores, diminuindo o acúmulo de tarefas.
Os chatbots também podem resolver problemas simples dos clientes, dispensando a necessidade de contato direto com os atendentes. Além da maior satisfação do público, as empresas ganham com um maior desempenho dos colaboradores, com o engajamento das equipes e com a melhora da imagem no mercado.
Otimização da produção
Processos automáticos conseguem ser mais rápidos e, muitas vezes, mais eficientes. Sendo assim, o trabalho de um negócio é muito mais produtivo, o que permite menos prejuízos.
Toda essa otimização é fundamental para um maior retorno financeiro e para a criação de uma cultura organizacional mais sólida e agradável. Dessa forma, é possível tomar atitudes que beneficiam o crescimento sustentável do negócio, gerando ótimos resultados.
Prevenção de riscos
A Inteligência Artificial é muito utilizada no processamento de dados, principalmente quando há um grande volume de informações envolvido. Essa é uma vantagem para a gestão de empresas, que podem ter acesso a conteúdo fundamentais para a tomada de decisões.
A coleta e o tratamento de dados referentes aos mais variados setores de um negócio permitem uma maior avaliação do estado de cada parte da companhia. Desse modo, com a Inteligência Artificial, é possível identificar potenciais problemas e agir de maneira preventiva, antes que gerem complicações para a produtividade e para o desempenho organizacional.
Essa análise de dados oferece também ótimas perspectivas para a avaliação de riscos de investimentos. Dessa forma, os gestores podem identificar as melhores saídas e evitar prejuízos ao investir em ideias com grandes chances de falhas.
Entendeu a importância da Inteligência Artificial na Indústria 4.0? Por meio do desenvolvimento tecnológico, é possível alcançar resultados expressivos em negócios dos mais variados portes. Não é à toa que cada vez mais empresas investem em recursos digitais e em uma gestão inovadora.
E aí gostou do artigo de hoje? Interessante, não é?
Fique ligado em nosso blog!
Sempre trazemos matérias, artigos e notícias atuais para ficarmos sempre ligados com o que está acontecendo no Brasil e mundo afora!
Até o próximo blog!
Valeu!
Deixe um comentário