AS TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA EM 2022 

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em Setembro 6, 2022

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.

Compartilhe agora mesmo:

Algumas tendências tecnológicas que surgiram este ano, vocês já devem ter acompanhado na internet.  Devemos sempre observar quais caminhos o mercado de tecnologia está seguindo e se preparar para os desafios que podem surgir em 2023. O novo cenário é em grande parte construído pelas mudanças vindas dos anos anteriores, nos quais a pandemia da covid-19 acelerou a transformação digital e o trabalho remoto, sendo preciso pensar ainda mais em cibersegurança. 

Separamos aqui algumas tendências que veem ganhando força em 2022 e vão se instalar definitivamente em 2023.  

Fique ligado em nossa matéria! 

1- O Metaverso 

Apesar de não ser um conceito novo, o metaverso foi sem dúvida a tendência tecnológica mais aguardada de 2022. A expressão define um espaço virtual compartilhado, que as pessoas podem acessar usando óculos especiais e outros equipamentos. Em outras palavras, metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde os usuários podem conviver usando avatares customizados em 3D, ou seja, uma evolução da internet atual. 

2- Maior espaço para a Inteligência Artificial 

Inúmeras empresas já utilizam ou fornecem soluções que são baseadas em Inteligência Artificial. Esse tipo de tecnologia fornece respostas inovadoras para problemas cotidianos e está presente desde nossos celulares e algoritmos de redes sociais, até softwares de gestão com análise preditiva, controle de estoque e de produção, análise de exames e históricos médicos, identificação das placas dos carros registradas por radares de velocidade e infinitas outras possibilidades de uso. Além de capacitar grande parte da automação de processos robóticos, RPAs, o que permite que as cargas de trabalho sejam reduzidas nos departamentos de administração, logística, contabilidade e RH, entre outros. A tendência é que a Inteligência artificial ganhe mais força em 2023 e nos próximos anos. 

3- Inteligência Artificial Generativa 

A Inteligência Artificial Generativa é uma das facetas da IA, ela utiliza dados para aprender novos artefatos e realizar novas criações, que são semelhantes à original, porém mais inovadoras. Todo o funcionamento da Inteligência Artificial Generativa acontece de forma inteligente e automatizada de acordo com o que é requisitado pelo usuário. 

A Inteligência Artificial Generativa é uma das melhores formas de promover inovação com mais rapidez nas empresas. Isso porque ela consegue gerar novos “artefatos” com base em dados de amostra, sem repetições. Atualmente, menos de 1% dos dados gerados pelas empresas vêm da IA Generativa, mas essa realidade deve mudar rapidamente. 

4- Data Fabric 

Data Fabric é uma arquitetura de dados que proporciona uma integração flexível e resiliente das fontes de dados entre plataformas e utilizadores empresariais. Os resultados são dados disponíveis em todos os lugares nos quais são necessários. Configurando-se assim como a chave para a modernização do gerenciamento e integração de dados. 

Com a implementação dessa arquitetura, localizar os dados, integrá-los com outras fontes e tomar decisões com base nas análises pode ser muito mais rápido e prático. 

5- Hiper automação 

A hiper automação é uma das grandes apostas para 2022 e 2023. Basicamente, a hiper automação busca identificar, avaliar e automatizar o máximo possível os processos de negócios e de tecnologia da informação dentro de uma organização. Para isso, é necessário contar com plataformas específicas — RPA, plataformas low-code e ferramentas de process mining (mineração de processos). Segundo a consultoria Gartner, as empresas podem reduzir em até 30% os custos operacionais de TI se redesenharem os seus processos e adotarem diversas ferramentas e plataformas, como: 

  • Inteligência artificial; 
  • Aprendizado de máquina; 
  • Arquitetura de software orientada a eventos; 
  • Automação de processos robóticos (RPA); 
  • Gerenciamento de processos de negócios (BPM); 
  • Suítes de gerenciamento de processos de negócios inteligentes (iBPMS); 
  • Plataforma de integração como serviço (iPaaS); 
  • Ferramentas de low code e no code
  • Pacotes de software. 

6- Aumento do investimento em cibersegurança 

Com os ciberataques cada vez mais recorrentes, as empresas tendem a aumentar os seus níveis de cibersegurança. Nos últimos anos ficou nítido que empresas de todos os tamanhos e setores podem se tornar alvo de ataques de ransomwares. A área de Segurança da Informação está crescendo muito em comparação ao ano de 2021, pesquisas e estudos vêm alertando sobre os prejuízos financeiros e na reputação da empresa que ataques cibernéticos podem causar. Essa conscientização trouxe mudanças para o posicionamento das empresas nesse e nos próximos anos. 

7- Aumento das plataformas nativas da nuvem 

Para um fornecimento de recursos digitais de verdade em qualquer lugar, as empresas deverão se afastar das migrações familiares de “elevação e mudança” em direção às plataformas nativas da nuvem. Visto que essas plataformas usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escalonáveis e elásticos relacionados à TI “as a service”, entregando um tempo de retorno mais rápido e custos reduzidos. 

É perceptível que grande parte das tendências apontadas aqui são uma evolução das tecnologias que já utilizamos no nosso dia a dia. O objetivo é usar as informações disponibilizadas aqui para a tomada de decisão e mudanças nos processos da sua empresa. 

Transformação digital 

Com todas essas inovações cada vez mais integradas e complexas, empresas de todos os segmentos devem rever e atualizar suas atuais tecnologias, com o objetivo de se tornarem mais competitivas, eficientes e otimizadas. Está cada vez mais evidente, que as empresas precisam se tornar mais ágeis, flexíveis e adequadas aos novos mercados que estão surgindo. 

Segurança de dados e LGPD 

Como apontado anteriormente, 2022 tem sido o ano de investimento em cibersegurança. Deixar esse ponto de lado é um risco muito grande para qualquer empresa. Se sua empresa ainda não tem cibersegurança é bom você começar a pensar mais sobre isso! 

Esperamos que tenham gostado da matéria que separamos pra vocês! 

Estamos sempre de olho nas tendencias da tecnologia e nas inovações também! 

Fique sempre ligado aqui no nosso blog e você vai poder ficar sempre informado e atualizado em informações úteis sobre o mundo da tecnologia e da internet. 

Até mais! 

Compartilhe agora mesmo:

Seja Bem vindo ao BLOG de Marketing Digital do Grupo Mercatta Aqui você vai aprender com nossos artigos e poderá atingir resultaodos Exponenciais para o seu negócio!

 

100% livre de spam.

Recomendado - Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.