Uma Rainha chamada: Elisabeth  

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em Setembro 13, 2022

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.

Compartilhe agora mesmo:

Morreu aos 96 anos, a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido. A monarca faleceu no castelo de Balmoral, na Escócia. 

Escolhemos este artigo para falar um pouco sobre quem foi essa admirável mulher e sobre o legado que deixou depois de tantos anos de reinado. 

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso por ter contraído o vírus do covid-19. 

Após contrair o vírus, ela alegava que ficara muito cansada e exausta. 

Elizabeth foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido e a que há mais tempo ocupava o poder no mundo. A princesa de York nasceu em 21 de abril de 1926 como a terceira na sucessão do trono britânico. Seu destino mudou em 1936, quando o tio, o rei Eduardo 8º, abdicou do trono. 

Assim, o pai de Elizabeth tornou-se o rei George 6º. Aos 11 anos, ela foi morar no palácio de Buckingham com os pais e a irmã caçula, a princesa Margaret, e começou a ser preparada para um dia, assumir o trono. 

Em 1947, aos 21 anos, se casou com Philip, um primo distante, por quem se apaixonou ainda menina. 

Em fevereiro de 1952, seu pai morreu prematuramente, vítima de uma trombose coronariana causada por um câncer de pulmão, aos 57 anos. Elizabeth, então com 25 anos, estava viajando pelo Quênia, na África, e voltou às pressas para o Reino Unido. 

Após um ano de luto, ela foi coroada como Elizabeth 2ª, em uma cerimônia realizada na abadia de Westminster, em Londres, no dia 2 de junho de 1953. Pela primeira vez, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela televisão. 

Ao ser coroada, Elizabeth se tornou chefe de Estado do Reino Unido, chefe das Forças Armadas britânicas, da Igreja da Inglaterra e da Comunidade Britânica, também chamada de Commonwealth. 

Elizabeth se manteve sempre reservada e discreta em relação a sua vida particular e presente quando o assunto era a coroa. Ao longo de seu reinado, ela conseguiu manter a monarquia popular e querida entre os britânicos. 

Logo após o nascimento de seu primeiro bisneto, o príncipe George, em 2012, uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Mori mostrou que 90% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com a atuação da rainha. No ano seguinte, 77% dos britânicos se disseram a favor da manutenção da monarquia. 

A rainha era uma amante dos cães e dos cavalos. Teve mais de 30 cães da raça corgi durante seu reinado. A primeira cadela da raça que ela teve foi Susan, que ganhou ao completar 18 anos, em 1944. A monarca também teve labradores e cockers spaniels. 

Elizabeth, gostava de colecionar. Era dona de uma coleção de 500 mil objetos, entre eles obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Vermeer e Van Eyck. 

A monarca também sempre foi muito rica, já que a família real é financiada por verbas públicas. Em 2015, a Coroa custou aos cofres britânicos 40 milhões de libras (o equivalente a R$ 234 milhões na conversão atual). 

No entanto, a Coroa entrega ao Estado a receita de suas propriedades e também gera muito dinheiro com o turismo. Em 2010, uma pesquisa da agência Visit Britain apontou que a família real gerava 500 milhões de libras (R$ 3 bilhões) com turismo. Os brasileiros estavam entre os que mais visitavam atrações reais. 

A rainha Elizabeth 2ª viu passar 15 primeiros-ministros britânicos, de Winston Churchill a Liz Truss. Edward Ford, conselheiro do palácio de Buckingham entre 1952 e 1967, afirmou, certa vez, que a monarca “não é nem de esquerda, nem de direita. Ela coloca todos os políticos no mesmo saco”. 

Sua relação com seus premiês, no entanto, nem sempre foi igual. Churchill, que ficou no poder de 1951 a 1955, era uma espécie de mentor político, por quem Elizabeth tinha muito apreço. 

Em seu reinado, a monarca foi testemunha da Guerra Fria, do fim da União Soviética e de guerras, como a do Golfo, as invasões ao Iraque e Afeganistão e a das Malvinas. 

Elizabeth foi chefe de Estado, mas não chefe de governo, cuja função é exercida pelo primeiro-ministro. O monarca britânico tem um papel mais institucional e representa o país no exterior e em recepções. Por isso, Elizabeth sempre se ateve aos protocolos e se limitava a nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento. 

Elizabeth viajou como chefe de Estado centenas de vezes, visitando diversos países, incluindo o Brasil. Em 1968, em sua passagem pelo país, recebeu de presente duas onças e duas preguiças, que foram levadas ao zoológico de Londres. 

Durante a visita, a rainha britânica descerrou a placa de inauguração do Masp, em São Paulo, e fez um pequeno discurso em inglês. Ela passou cerca de 30 minutos no local e se surpreendeu ao ver um quadro pintado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill. No Rio, ela esteve no Caju para inaugurar uma placa que marcava o início das obras da ponte Rio-Niterói. 

Seu filho mais velho, Charles, se tornará o rei, Charles 3º e sua esposa, Camilla, rainha consorte. 

Além de Charles, Elizabeth deixa outros três filhos, todos de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Anne, Andrew e Edward. 

A rainha um dia antes de morrer, mandou uma mensagem para o Brasil em comemoração ao dia 7 de setembro. 

“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, diz a mensagem enviada pela rainha. 

Com tristeza e admiração o mundo se despede de uma mulher lendária! 

Sua história será contada por muitas gerações… 

Esperamos que tenham gostado da nossa matéria! 

Até o próximo blog! 

Compartilhe agora mesmo:

Seja Bem vindo ao BLOG de Marketing Digital do Grupo Mercatta Aqui você vai aprender com nossos artigos e poderá atingir resultaodos Exponenciais para o seu negócio!

 

100% livre de spam.

Recomendado - Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Imersão de Marketing Digital 100% On-line e 100% Gratuito

Esta Imersão vai mudar a sua história, e vai exponencializar seus resultados de venda.